Temos a grandeza tempo (T) e a grandeza distância (D). Quando a distância aumenta, o tempo também aumenta, por isto as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, as duas terão a seta com a mesma orientação e, portanto não será necessário que se faça a inversão de termos para torná-las diretamente proporcionais, já que elas já o são:
Podemos então resolver a questão:
Temos a grandeza tempo (T) e a grandeza produção (P). Quando o tempo diminui, a produção também diminui, logo as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, a orientação da seta será a mesma para as duas grandezas.
Para padronizar a unidade de tempo, ao invés de trabalharmos com anos, iremos trabalhar com bimestres. Portanto utilizaremos 6 bimestres no lugar de utilizarmos 1 ano:
Resolvendo então o problema:
Temos a grandeza capacidade (C) e a grandeza tempo (T). Quando a capacidade diminui, o tempo também diminui, tratam-se então de duas grandezas diretamente proporcionais, as quais representaremos com a mesma orientação da seta:
Resolvendo o exercício:
Temos a grandeza tempo (T) e a grandeza quantidade (Q). Quando aumenta a quantidade a descascar, o tempo também aumenta, por isto as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, as duas terão a seta com a mesma orientação.
Observe que não podemos trabalhar com horas e minutos ao mesmo tempo, por isto arbitramos trabalhar em minutos. Ao invés de uma hora, utilizaremos 60 minutos:
Podemos então resolver a questão:
Temos a grandeza quantidade(Q) e a grandeza tempo (T). Quando o tempo aumenta, a quantidade também aumenta, logo as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, a orientação da seta será a mesma para as duas grandezas.
Resolvendo então o problema:
Temos a grandeza vagão (V) e a grandeza pessoa (P). Quando o número de pessoas aumenta, o número de vagões também aumenta, logo as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, a orientação da seta será a mesma para as duas grandezas.
Solucionando então o problema:
Temos a grandeza quantidade (Q) e a grandeza tempo (T). Quando o tempo diminui, a quantidade também diminui, por isto as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, as duas terão a seta com a mesma orientação:
Podemos então resolver a questão:
Temos a grandeza produção (P) e a grandeza viagem (V). Quando a produção aumenta, o número viagens também aumenta, logo as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, a orientação da seta será a mesma para as duas grandezas.
Resolvendo então o problema:
Temos a grandeza comprimento (C) e a grandeza tempo (T). Quando o comprimento a queimar diminui, o tempo necessário para isto também diminui, tratam-se então de duas grandezas diretamente proporcionais, e as representaremos com a mesma orientação da seta.
Solucionando o exercício:
Temos a grandeza quantidade (Q) e a grandeza tempo (T). Quando o tempo aumenta, a quantidade também aumenta, por isto as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, as duas terão a seta com a mesma orientação.
Note que parte do problema fala em horas e parte fala em minutos. Como não podemos trabalhar com unidades de tempo distintas, decidimos trabalhar em horas. Ao invés de 18 minutos, utilizaremos 0,3 horas, valor obtido dividindo-se 18 por 60:
Vamos então resolver a questão:
Comentários
Postar um comentário